A busca do Milenar não impede que o "Novo" apareça. Sempre que encontramos um Origami diferente nos chega a ideia de recolocarmos em outro contexto sem tirar sua importância!
Quando fazemos o que gostamos , nossa realidade muda e se ilumina!
Transformar folhas de papel em algo expressivo pode causar sentimentos inigualáveis para quem o faz e para quem o aprecia.
A "Arte do Origami" com certeza é um complemento para a realização da minha própria essência.
Porque não descobrir-se Artista?
Está ao alcance de qualquer um! Experimente!
Beijos Dobrados!
Cris.

Translate

sábado, 24 de outubro de 2015

ORIGEM E SIMBOLISMO DA ARTE KUSUDAMA


Kusudama (; lit. esfera medicinal, ou esfera de cura) é um estilo de arte origami modular, ou seja, criada através da composição de grande número de origamis individuais em um mosaico esférico.

Foi introduzido no Japão no período Heian ( de 794 a 1192 d.C.) a partir da China. Seu significado e função original era de promover um ambiente salutar e auspicioso, e evitar energias negativas e doenças. Na antiguidade o Kusudama era feito de papel aromatizado, ou então possuia em seu interior ervas e madeiras aromáticas. Atualmente a arte Kusudama é também feita para simples decoração, mas seu significado de boa sorte e seu uso como elemento saudável para o ambiente ainda se mantém.

O conceito de cura relacionado à arte kusudama diz respeito aos aspectos tradicionais da espiritualidade chinesa e japonesa, que conferem valor à capacidade da mente em ajudar na superação das doenças, tristezas e negatividade.

Quando colocamos um kusudama em nossa casa, seja na entrada ou em algum cômodo, sua beleza e delicadeza aumentam a sensação de bem-estar e harmonia, estimulando a mente para a cura e transformação positiva. Ainda hoje em dia é comum no Japão haver kusudamas em hospitais ou em quartos de pessoas doentes.

Oferecer um kusudama de presente é considerado um ato de grande auspiciosidade. Na antiguidade japonesa, era comum dar um kusudama de presente durante a lua cheia (às vezes no quinto dia) do quinto mês lunar chinês (em geral, Maio).
Origem do artigo Aqui.